Connect with us

Educação Financeira

Descubra quanto custa morar sozinho e saiba controlar seus gastos

Published

on

É preciso considerar todas as despesas que morar sozinho pode gerar, bem como o controlo dos seus gastos para poder viver sozinho(a), por opção ou ainda por circunstâncias da vida.

Quanto custa morar sozinho ─ Uma dúvida que assola a maioria dos solteiros são os gastos e despesas. Nesta semana trago um cálculo médio de todos os consumos de uma pessoa que vive só.

Quanto custa morar sozinho?
Para saber quanto custa morar sozinho, é preciso verificar todos os gastos que uma pessoa pode ter no mês.
Dessa forma, você deve considerar as suas despesas do quotidiano, sejam fixas ou variáveis.

Além disso, fazer esse cálculo considerando seus gastos particulares é mais recomendado do que se basear apenas nas médias do país. .

Apesar disso, vale a pena estimar o gasto total de uma pessoa que deseja morar sozinho. Actualmente, para adquirir um estilo de vida sem muitos apuros, os angolanos de que vivem só devem possuir cerca uma renda média de 300.000 Kz.

Veja, a seguir, a média de preços que faz parte dessa estimativa.
Arrendamento de uma casa
O valor médio do arrendamento, em Luanda, vamos estipular entre os 80 e os 100.000 Kz considerando um apartamento com um quarto e de 45m².

Água
Vamos estipular os 4.000 Kz por mês de consumo pós-pago de água.

Energia
Neste caso vamos calcular uns 6.000 Kz por mês, seja pré-pago ou pós-pago.

Contas de telefone, Internet e TV
20.000 Kz por mês.

Gás
Neste caso, uma botija de gás de 2 em 2 meses. 600 Kz por mês, sendo que a botija pela sua troca custa 1.200 Kz.

Supermercado
Vamos dizer que uma pessoa sozinha consome 50.000 Kz por mês em compras de supermercado.

Dessa forma, se você pretende morar sozinho, o seu orçamento deve ficar na faixa de 300.000 Kz, levando em conta a situação económica do país, deve ter em conta principalmente o custo do arrendamento da sua casa.

Pelas contas que se fizeram e por alto, é possível viver com algum conforto com aquele orçamento, mas tenha em linha de conta outras despesas que não foram incluídas ali, como as despesas de transporte, ou de gasolina, manutenção do carro, seguro do carro, seguro de saúde, fundo de maneio mensal proveniente da poupança que faça de 5 ou 10%, como já se propôs em artigos anteriores.

Quanto mais ganha mais consome em bens não prioritários como a casa e a alimentação. Se esse é o seu caso, pense que é fundamental pensar no dia de amanhã, mais com a questão da inflação que come o rendimento das famílias com o crescente aumento dos preços dos bens e serviços.

Se pensar em viver sozinho(a), pense em tudo, incluindo naquilo que está disposto(a) a viver e se tem orçamento para tal. Pode ser uma fase da sua vida, mas que a viva também em qualidade, pois no final do dia é isso que conta.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.

Colunistas