Connect with us

Mundo

Descrição de Xi Jinping como ditador feita por Biden é “extremamente errônea” – China

Published

on

O Governo chinês disse esta quinta-feira, 16, que a descrição do presidente da China como ditador, feita ontem por Biden após encontro entre os dois líderes mundiais, é “extremamente errônea”.

“Este tipo de discurso é extremamente errado e constitui uma manipulação política irresponsável. A China opõe-se firmemente a ele”, disse hoje, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.

Entretanto, apesar do adjectivo, Joe Biden afirmou que os dois países estão a fazer progressos em negociações.

“Ele é um ditador no sentido de que é alguém que dirige um país que é comunista. É baseado em uma forma de governo totalmente diferente da nossa. De qualquer forma, fizemos progressos”, afirmou Biden à rede de televisão CNN.

De recordar que não foi a primeira vez que Biden fez a afirmação. No passado mês de Junho, o governante chamou Xi Jinping de ditador, também em um evento na Califórnia. A declaração aconteceu apenas um dia após o encontro entre o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o presidente chinês.

À época, igualmente, Pequim respondeu que “as observações contradizem seriamente os factos básicos, violam gravemente a etiqueta diplomática e infringem gravemente a dignidade política da China“.

Biden e Xi Jinping se encontraram esta quarta-feira, 15, na casa de campo histórica na vila de Woodside. A reunião de ontem ocorreu em meio a tensões entre os dois países, que marcaram a gestão de Biden.