Lifestyle
Descoberta variante mais viral e contagiosa do VIH
“Baptizada” com o nome VB, esta variante já foi detectada em ao menos 109 indivíduos.
Investigadores dos Países Baixos anunciaram, esta quinta-feira, terem descoberto uma nova variante mais viral e contagiosa do vírus do VIH.
Chama-se VB, e já foi detetada em 109 indivíduos, praticamente todos eles na Holanda e a maioria (82%) em homens que têm relações sexuais com homens, noticia o El País.
O mesmo jornal adianta que uma das possibilidades levantadas pelos cientistas para o surgimento desta variante deve-se à própria terapia antirretroviral, que poderá favorecer o aparecimento de novas versões.
O epidemiologista Chris Wymant, da Universidade de Oxford, garante que esta descoberta não é motivo para alarme e que o vírus afeta as pessoas de formas muito diferentes.
“As pessoas não precisam de se preocupar. A descoberta desta variante sublinha a importância das recomendações que já estavam em vigor: que as pessoas em risco de contrair o VIH devem ter acesso a testes regulares para permitir um diagnóstico precoce e um tratamento imediato”, afirmou.
Em Angola, cerca de dois por cento da população, equivalente a 280,000 pessoas, vivem com o VIH, segundo o inquérito de indicadores múltiplos de saúde, feito entre 2015 e 2016.