Connect with us

Sociedade

Descarrilamento de Comboio do CFB corta circulação na província do Huambo

Published

on

Um comboio de mercadorias do Caminho de Ferro de Benguela descarrilou na manhã deste sábado (02), entre as localidades do Lépi e de Longonjo, na província do Huambo.

Segundo uma nota do CFB a que a ANGOP teve acesso, o comboio, composto por 20 veículos, sendo uma locomotiva e 19 vagões, era proveniente do Luau (Moxico) e tinha como destino o Porto do Lobito.

“Em virtude do acidente, descarrilaram 15 vagões no ponto quilométrico 302 da linha geral, em consequência do arrasto do balastro que sustentava a via-férrea pela correnteza das águasda chuva, que deixou a linha suspensa numa extensão de metros”, lê-se no documento.

Por este facto, encontra-se suspensa a circulação de comboios neste troço por um período de cinco dias, tempo previsto para a conclusão dos trabalhos de carrilamento e reposição dos parâmetros geométricos da via-férrea.

Deste modo, informa, foram já mobilizados os meios e materiais necessários, sendo que uma equipa técnica liderada pelo Presidente do Conselho de Administração do CFB já se encontra no local.

Em virtude do acidente, o Conselho de Administração do CFB pede desculpas aos passageiros, clientes e parceiros, pelos eventuais transtornos que esta paralisação poderá causar.

De recordar que a circulação do comboio do CFB esteve interrompida durante alguns dias, no passado mês de Março, devido ao descarrilamento de três carruagens, ocorrida na localidade de Namalanda, cerca de 14 quilómetros da cidade de Luena, na província do Moxico.