Connect with us

Economia

Desafios e oportunidades da mandioca angolana reúne especialistas internacionais em webinar

Published

on

O Ministério da Indústria e Comércio realiza nesta quarta-feira, 10, um webinar internacional sobre oportunidades e desafios na cadeia de valor da mandioca em Angola, para qual foram convidados especialistas de renome no sector, com destaque para a comissária da União Africana, Josefa Sacko e da representante da FAO em Angola, Gherda Barreto.

O director nacional para o desenvolvimento do comercio rural, do ministério da industria e comercio, Joaquim Pipa, referiu que o objectivo do webinar é estimular a atenção dos comerciantes, da banca, dos industriais sobre essa “riqueza inexplorada no nosso país” e “tirar maior partido que esse tubérculo oferece como riqueza no nosso”, afim de potenciar o seu escoamento do ponto de vista industrial.

Joaquim Pipa referiu ainda que a actualmente o país produz já produz 10 milhões de toneladas de mandioca por ano, sendo 91% por agricultores familiares, que segundo fez saber, precisam de apoio para melhor potenciar os seus níveis de produção e melhorar os seus rendimentos por hectares.

A primeira intervenção do webinar é do Director Geral do Instituto de Desenvolvimento Agrário, David Tunga, que vai centrar a sua abordagem na radiografia global dos principais centros de produção nacional da mandioca, seguido da intervenção do Administrador Executivo do BDA, Clemente Oliveira Paulo, que traça as oportunidades de financiamento da cadeia de valor da mandioca.

As tentativas, fracassos e causas da transformação industrial da mandioca em Angola, será tema de intervenção com o qual o professor Armando Valente, da Faculdade de Ciências Agrárias do Huambo fecha a primeira parte da sessão do período da manhã.

Para o período da tarde, estão reservadas outras quatro intervenções. O empresário agro-industrial, Wanderley Ribeiro, aborda a oportunidade da agro-industrialização da mandioca. Ivan Klaus fala da industria de processamento da mandioca, ao passo que a directora administrativa da EBS, Cristine Cibantos, versa sua apresentação à tecnologia de processamento de mandioca.

Da Argentina participa o professor Bernardo Piazzardi, da universidade austral, na condição de consultor externo da comissão europeia para a região austral de África, com um olhar para o desafio da agricultura angolana na transformação de produtores auto-sustentáveis em produtores comerciais.

Além do ministro da indústria e comercio, Victor Fernandes, que procede, as 10h30, a sessão de abertura, o evento conta ainda com as intervenções do ministro da agricultura e pescas, António Francisco de Assis, da representante da FAO em Angola, Gherda Barreto e da comissária da União Africana, Josefa Sacko.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania