Sociedade
Desafios de Angola para o ano 2021 na perspectiva dos jovens em debate em Luanda
Figuras políticas juvenis e académicos participam, na tarde desta quarta-feira, 17, na Mediateca de Luanda, num debate, em que abordarão os desafios de Angola para o ano 2021.
O debate, que é realizado pela oficina do conhecimento, terá a moderação do jornalista Amílcar Xavier, e contará com a presença de figuras políticas juvenis e académicos, como o secretário nacional da Jura, braço juvenil do partido UNITA, Agostinho Kamuango, Rafael Aguiar, secretário executivo Nacional da CASA-CE, Carlos Pedro, Secretário do Comité Nacional da JMPLA para Educação Política e Patriótica, e do académico Edmiro Francisco.
A Oficina do Conhecimento é um projecto académico criado em 2018 por um grupo de académicos angolanos das mais distintas áreas do saber que pretende incentivar e difundir a informação, o conhecimento e capacitar cidadãos angolanos sobre diversos assuntos de interesse nacional e internacional.
O projecto tem realizado palestras, debates e campanhas de sensibilização e informação nas escolas, mercados, orfanatos, cadeias e bairros periféricos. O objectivo é estimular o interesse das pessoas sobre assuntos que preocupam as comunidades. O mentor do projecto é o académico Osvaldo Mboco.
O projecto académico já promoveu palestras que abordou temas como “O processo de paz em Angola como ponto de viragem na reconciliação nacional” que contou com a participação dos políticos, Mário Pinto de Andrade, pelo MPLA, e o General Marcial Danchala, bem como do jornalista Luís Domingos; “A problemática da Criminalidade em Angola” que teve como oradores o porta-voz da Polícia Nacional, Mateus Rodrigues, o sociólogo Sebastião Merlen, o jurista Aguinaldo Ramos e do psicólogo Manuel Fernandes, director da Comarca de Viana e “Pensar Angola”, com o engenheiro Adalberto da Costa Júnior, presidente da UNITA.
O mentor do projecto é o docente universitário e analista político Osvaldo Mboco.