Politica
Deputados Residentes em Benguela constatam funcionamento dos BUAP’s
Os deputados Residentes na província de Benguela realizam, desde o passado dia 10 de março, jornadas de campo com o propósito de aferirem o grau de funcionamento dos Balções de Atendimento ao Público (BUAP) a nível daquela província.
Até hoje, os representantes do povo visitaram os BUAP’s dos municípios do Lobito, Catumbela e de Benguela.
Na ocasião, a porta-voz do Grupo de Deputados Residentes em Benguela, Deolinda Valiangula, disse estarem preocupados com a ausência de alguns fiscais nos balcões de atendimento e com a falta de Bilhetes de Identidade, por parte dos cidadãos.
“Felizmente o trabalho está a decorrer muito bem, entretanto preocupa-nos a ausência de alguns fiscais nos balcões de atendimento. Portanto, em todos os municípios visitados até agora, a excepção de um BUAP do município do Lobito onde encontramos um fiscal do PRS, nos restantes só encontramos fiscais dos partidos MPLA e da UNITA”, constatou.
TRANSPARÊNCIA DO PROCESSO
Face a esta constatação, a deputada Deolinda Valiangula apela a transparência do processo, pelo que considera fundamental a presença dos fiscais. “Auguramos que a situação seja revista o mais rapidamente possível pelos partidos PRS, FNLA e pela Coligação CASA-CE”, reiterou.
“O outro empecilho tem a ver com falta de Bilhetes de Identidade, por parte dos cidadãos”, alertou a parlamentar, embora reconheça
“a dedicação dos técnicos que operam nesses BUAP’s”.
Importa salientar que os BUAP’s, na província de Benguela, começaram a funcionar a 23 de setembro de 2021, cujo acto inaugural foi dirigido pelo governador da província, Luís Nunes.