Conecte-se agora

Destaque

Deputados mantém regalias

Redação

Publicados

on

deputados mantém regalias - mpla lista nominal dos deputados a assembleia nacional 1486236968 b - Deputados mantém regalias

O assunto ganhou repercussão quando um semanário da capital do país noticiou que os deputados tinham perdido regalias como subsídios de telecomunicações e de combustíveis, bem como o pagamento de viagens.

De acordo com o semanário, o parlamento havia recuado na intenção de comprar viaturas Lexus para uso protocolar dos deputados da IV legislatura e optado por adquirir viaturas mais económicas.

O secretário-geral da Assembleia Nacional disse não ser verdade o que se ventila sobre os cortes de regalias dos deputados.

“O que está acontecer é que, por exiguidade de recursos, temos estado a dar prioridade ao essencial”, argumentou.

Informou que os cortes têm de ter suporte legal, sendo que os orçamentos são feitos tendo em conta o estatuto remuneratório dos deputados.

Garantiu que as despesas para o funcionamento dos deputados terão de ser garantidas.

“Agora, se provavelmente há direitos supérfluos, não os conhecemos. Os direitos dos deputados constam do estatuto remuneratório aprovado, que é um instrumento de gestão”, vincou.

Nessa esteira, o deputado Franco Marcolino Nhany, da UNITA, espera que os deputados tenham condições para exercer com dignidade a sua função no contacto permanente com as populações.

“Somos políticos eleitos pelo povo para os representar condignamente na “casa das leis”, queremos manter esta ligação permanente. Venha o carro que vier, desde que nos permita ir ao encontro das pessoas em todas as localidades do país”.

Já Lindo Bernardo Tito, da CASA-CE, perspectiva reforçar cada vez mais a capacidade de trabalho dos deputados da Assembleia Nacional, ao invés das mordomias que acabam por beneficiar o deputado e não o trabalho deste.

“A nossa luta foi sempre termos na Assembleia Nacional os assistentes, que são muito úteis para a actividade do deputado”, expressou.

Lindo Bernardo Tito entende que se reduzirem os valores de compra dos carros para injectar na actividade do deputado a ideia seria bem-vinda.

 

Fonte: Angop

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (204)

Editor

Diavita Alexandre Jorge
Diavita Alexandre Jorge (8)

Politologo

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (11)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (12)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (50)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação

© 2016 - 2018 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD