Connect with us

Politica

Deputados garantem que Huíla tem condições para avançar com autarquias

Published

on

O vice-presidente da quarta comissão da Assembleia Nacional, Paulo de Carvalho, que chefia uma delegação que trabalha na Huíla, disse nesta terça-feira, 06, à imprensa que os municípios da província reúnem condições para implementar as autarquias locais.

Paulo de Carvalho referiu que da constatação feita na segunda-feira, durante as visitas de campo aos vários municípios, a província pode já colocar em marcha as autarquias locais.

“O que nos parece é que existem condições para a maior parte dos municípios para as autarquias. Ou melhor, minhas expectativas enquanto cidadãos é que haja eleições autárquicas e pessoalmente considero que quanto mais cedo melhor, quanto mais municípios tiverem as condições reunidas para isso melhor”, afirmou.

O vice presidente da quarta comissão da Assembleia Nacional, que cuida da Administração local do Estado, mostrou-se preocupado com o nível de precariedade de abastecimento de água potável naquela região do país, tendo prometido levar o resultado das constatações para a análise na casa das leis.

Paulo de Carvalho disse também que a construção e reparação de estradas, constam dos “problemas muito sérios de desenvolvimento econômico da província”.
“Não sabíamos que a Huíla estava tão mal como realmente está”…

Já o governador da província, Nuno Mahapi Dala, que reuniu com os deputados em companhia dos administradores municipais, disse que sector social, com destaque para a educação, saúde, transporte público, empregabilidade juvenil e a abastecimento de água potável, distribuição de energia eléctrica constam da lista de preocupações da população local.

“A nossa maior preocupação é o sector da Educação, porque é o que alavanca o desenvolvimento”, referiu.