Connect with us

Politica

Deputado do Zimbabwe reeleito presidente do Parlamento Pan-Africano

Published

on

O deputado do Zimbabwe, Chief Fortune Zephaniah Charumbira, foi esta segunda-feira, 25, reeleito presidente do Parlamento Pan-Africano (PAP), na plenária que teve lugar no Centro de Convenções Gallagher, em Midrand, ao norte de Joanesburgo, África do Sul.

Fortune Charumbira foi reeleito com 127 votos a favor, 37 contra e 2 abstenções, num universo de 166 deputados. Foram igualmente eleitos o 1º Vice Presidente, Deputada Massouda Mohamed Laghdaf, da Mauritânia e o 4º Vice Presidente, Deputado Djidda Mahamat, do Chade.

Angola está representada na sessão extraordinária do órgão legislativo da União Africana por uma delegação parlamentar, chefiada pelo deputado Manuel Augusto, Presidente do Grupo Nacional de Acompanhamento ao PAP e que integra ainda os deputados Adalberto Costa Júnior, Arlete Borges, Maria Escovalo e Abel Chivukuvuku.

O comunicado da Embaixada de Angola na África do Sul ressalta que com a reeleição do deputado do Zimbabwe, que já presidia o PAP desde 2022, a organização “encerra um período turbulento do seu funcionamento, derivado das vagas existentes na sua Mesa da Presidência”.

A nota destaca ainda que o Parlamento Pan-Africano, cuja a sede encontra-se em Midrand, África do Sul, iniciou a sua actividade em 2004, tendo o deputado angolano França Van Dunen sido o seu primeiro 1º Vice-Presidente.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *