Connect with us

Politica

Deputado denuncia abandono de hospital no Zenze Lucula

Published

on

O deputado independente da Assembleia Nacional do círculo provincial de Cabinda pela CASA-CE, Lourenço Lumingo, denunciou o estado de abandono e péssimas condições físicas do Centro de Saúde do Zenze Lucula, em Cabinda. O parlamentar solicitou ao governo local para intervir em prol do melhoramento da unidade hospitalar e melhores condições de trabalho para os profissionais de saúde.

Lourenço Lumingo fez tal denúncia no âmbito do programa Jornadas nas Comunidades, sob o lema “Deputado a serviço do povo”. Na visita realizada ao Zenze Lucula, não poderia deixar de visitar o Centro de Saúde, sendo primordial para as comunidades.

“O estado em que se encontra aquela unidade hospitalar deixa muito a desejar, desde o seu aspecto, no que tange a imagem que oferece, desde a primeira vista”, denunciou o deputado.

O Centro de Saúde foi inaugurado a 15 de Junho de 2011. A infra-estrutura foi patrocinada pelo Executivo, o Bloco 14, a Sonangol e associados que operam em Cabinda.

O deputado que neste momento se encontra sem assento parlamentar considera que dez anos depois “é lastimável o estado de abandono em que o mesmo se encontra”.

“A farmácia deixa muito a desejar, abandonada como a própria estrutura. Os doentes graves são transferidos directamente para o Hospital Central de Cabinda de táxi por falta de ambulância, bem como a aquisição dos fármacos. Os aldeões são obrigados a encomendar, através dos parentes residentes no centro da Cidade Tchiowa por falta de farmácias”. lamentou.

O político disse ainda que as doenças que mais afectam aquela localidade são as habituais, sendo a malária um ponto forte, febres e diarreia.

Lumingo disse ainda que “os técnicos de Saúde que trabalham naquela unidade hospitalar são todos residentes na cidade de Cabinda e a escala de serviço é feita de segunda a sexta-feira, uma semana de serviço e outra de folga, a alimentação e transporte são de responsabilidade Individual”, revelou.

O deputado, eleito em 2017 pela CASA-CE no círculo provincial de Cabinda, disse que é necessário intervenções urgentes no Hospital do Zenze Lucula.

“Apela-se a administração local, a pavimentação do espaço frontal para evitar acumulação de capins”, clamou.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (17)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (25)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (89)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (21)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania