Cultura
Depois de 50 anos paralisadas obras do Cine-Estúdio transformadas em Centro Cultural
O Cine-Estúdio no Namibe, cujas obras se encontravam paralisadas desde 1974, retomam agora, depois de mais de 50 anos, para ser transformado em Centro Cultural.
Considerado como um marco emblemático na cidade de Moçâmedes, o Cine-Estúdio Namibe recebeu, em Agosto de 2022, a classificação de Património Nacional pelo Ministério da Cultura.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, que se encontra no Namibe, fez o lançamento da primeira pedra das obras que visam a transformação do Cine-Estúdio em Centro Cultural.
As obras serão executadas por um consórcio de empresas privadas, no âmbito da sua responsabilidade social, prevendo-se a sua conclusão num prazo de oito meses.
O Cine-Estúdio Namibe foi desenhado em 1973 pelo arquitecto português José Martins Pereira, inspirado na arquitectura do brasileiro Óscar Niemeyer.
O edifício arrojado, de linhas arredondadas feito de cápsulas espacial e cogumelo, preparado para receber 400 espectadores, começou a ser construído em 1974, mas nunca chegou a ser terminado.