Connect with us

Mundo

Democratas consolidam eleição de Kamala durante Convenção em Chicago

Published

on

Arrancou nesta segunda-feira a Convenção Nacional Democrata, três presidentes deverão discursar na Convenção Nacional Democrata em Chicago, a partir desta segunda-feira. Antes do discurso formal de aceitação da vice-presidente Kamala como candidata do partido para 2024, após uma mudança histórica no topo da lista.

Estima-se que cerca de 50 mil pessoas visitem a convenção, de acordo com as estimativas, e um alinhamento de oradores políticos poderosos, que inclui o actual Presidente Joe Biden, Barack e Michelle Obama e Bill e Hillary Clinton.

A convenção terá início com o tema “For the People”, segundo o partido, e contará com a presença de Biden e da sua mulher, Jill Biden, que farão uma intervenção e passarão cerimoniosamente o testemunho da nomeação democrata a Harris, que já foi confirmada pelos delegados como a nova candidata do partido.

A antiga secretária de Estado Hillary Clinton, a candidata do partido em 2016 também deverá discursar na noite de abertura, de acordo com vários relatos.

Na terça-feira, com o tema “A Bold Vision for America’s Future”, os Obama deverão discursar com o marido de Harris. Uma cerimónia celebrará a vitória de Harris na nomeação, uma vez que o principal objectivo das convenções partidárias é, normalmente, que os delegados nomeiem formalmente os seus candidatos, mas os democratas escolheram Harris numa chamada nominal virtual no início deste mês.

Na quarta-feira, dia de “A Fight for Our Freedoms”, o candidato a vice-presidente Tim Walz fará o seu discurso de aceitação da candidatura, alegadamente antes de um discurso do antigo Presidente Bill Clinton.

Harris discursará na noite de encerramento, quinta-feira, com o tema “For Our Future”, para aceitar a nomeação do partido.

Jason Carter falará em nome do seu avô, o antigo presidente Jimmy Carter, que terá dito que espera viver até aos 100 anos para poder votar em Harris em novembro.

Jornalista multimédia com quase 15 anos de carreira, como repórter, locutor e editor, tratando matérias de índole socioeconómico, cultural e político é o único jornalista angolano eleito entre os 100 “Heróis da Informação” do mundo, pela organização Repórteres Sem Fronteira. Licenciado em Direito, na especialidade Jurídico-Forense, foi ainda editor-chefe e Director Geral da Rádio Despertar.