Connect with us

Mundo

Democracia tem de ser preservada, diz Biden ao passar testemunho a Harris

Published

on

O Presidente norte-americano, Joe Biden, passou esta noite o testemunho a Kamala Harris durante a convenção democrata, que decorre em Chicago, nos Estados Unidos, declarando que a democracia sobreviveu mas agora tem de ser preservada.

Biden foi recebido com uma ovação de mais de quatro minutos e mostrou-se energético, projectando a voz num discurso onde passou em revista todas as conquistas da sua administração e a fasquia da eleição de Novembro.

Galvanizando a audiência para “bater Donald Trump e eleger Kamala e Tim”, Joe Biden passou o testemunho projectando medidas da futura administração, desde restaurar o direito ao aborto a tornar o crédito fiscal infantil permanente e aumentar os impostos das grandes corporações.

Interrompido mais do que uma vez com cânticos de “We love Joe” (Adoramos o Joe) e “Thank you Joe” (Obrigado Joe), Biden mostrou o maior vigor ao falar de Donald Trump, o oponente republicano que derrotou em 2020 e que é novamente candidato.

Protestos

Manifestantes furaram na segunda-feira a vedação montada pela polícia junto à Convenção Nacional Democrata, no primeiro dia do evento em Chicago que concentrou milhares de pessoas em protesto contra a guerra na Faixa de Gaza.

Enquanto um grupo maior caminhava, algumas dezenas de pessoas conseguiram escapar e derrubaram partes da vedação de segurança.

Alguns manifestantes, vestidos de preto e com a cara tapada, arrastaram pedaços da vedação até um parque perto do United Center, onde decorre a convenção.

Vários manifestantes que conseguiram passar a vedação foram detidos e algemados pela polícia, noticiou a agência Associated Press.

Colunistas