Ligar-se a nós

Politica

Delegações do M23 e da RDC aguardadas nos próximos dias em Luanda

Publicado

em

Numa nova virada na mediação do conflito que opõe os rebeldes do Movimento 23 de Março e o Governo da República Democrática do Congo, o Governo de Angola anunciou, a instantes, que delegações do M23 e da RDC farão negociações directas, nos próximos dias, em Luanda.

O anúncio surge na sequência do encontro esta terça-feira, 11, entre os presidentes João Lourenço e Félix Antoine Tshisekedi, da República Democrática do Congo, na Cidade Alta, três semanas após o encontro entre os dois estadistas na capital angolana.

Em Fevereiro, Angola anunciou que o Roteiro de Luanda, que buscava caminhos para a paz na RDC, estava a ser substituído pelo Roteiro de Nairobi, que avançou, com tentativas de encontros entre os presidentes Tshisekedi e Paul Kagame, do Ruanda, acusado de financiar os rebeldes do M23.

Segundo o comunicado da Presidência, o encontro, ora anunciado em Luanda, visa “negociar a paz definitiva naquele país irmão”.

O M23, que, de acordo com especialistas da ONU, é apoiado por cerca de 4.000 soldados ruandeses, retomou a sua luta contra o governo em Kinshasa em 2021 e, desde então, conquistou vastas áreas de território no Kivu do Norte, que faz fronteira com o Ruanda.

Continuar a ler
1 Comentário

1 Comentário

  1. Pingback: RDC: M23 ocupa novo território no leste do país - Correio da Kianda - Notícias de Angola

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Radio Correio Kianda




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD