Sociedade
Delegação eclesiástica angolana que estava retida em Israel regressa a Angola
A referida delegação eclesiástica composta por 42 peregrinos angolanos, que estava em missão religiosa e cultural, e encontravam-se retidos na cidade de Tel Aviv, em Israel, na sequência das tensões no Médio Oriente, regressou ao país na tarde desta quarta-feira.
A delegação desembarcou no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, e foi recebida pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Lopes.
O Secretário de Estado frisou que o Ministério das Relações Exteriores acompanhou os peregrinos desde a saída de Israel, passando pelo Egipto e Etiópia, até à chegada a Angola.
Segundo o Jornal de Angola, Domingos Vieira Lopes acrescentou que a operação foi coordenada com as Embaixadas de Angola no Egipto e Etiópia, que asseguraram o apoio e protecção durante todo o percurso, apesar das dificuldades, como longas viagens de carro e rotas imprevistas.
A responsável pelo grupo, Apóstola Ernestina Matias, afirmou que durante a viagem receberam constantemente mensagens e chamadas com informações sobre a segurança do trajecto e destacou também a importância da fé e determinação demonstrada pelos peregrinos.
Nelson Cosme, Embaixador de Angola em Israel, clarificou que todo o processo foi orientado ao mais alto nível pelas autoridades angolanas, sublinhando que a Embaixada actuou desde o primeiro momento, coordenando com instituições locais e regionais, garantindo o cumprimento do protocolo de segurança.