Connect with us

Politica

Delegação da Associação das Televisões e Rádios Públicas da SADC visita Luanda

Published

on

Até o dia 21 de Outubro, uma delegação da Associação das Televisões e Rádios Públicas (SABA) para Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), visita Luanda com o objectivo de reforçar e ampliar as relações de trabalho entre a organização e os órgãos de comunicação social do país.

Chefiada pelo presidente da organização, Benjamin Similo, no âmbito da presidência de Angola na SADC assumida em Agosto último, nesta quarta-feira, 18, a delegação terá uma audiência com o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, bem como encontros e visitas de trabalho aos Órgãos Públicos de Comunicação Social, “para melhor conhecimento da estrutura, constituição, funcionamento e a identificação de novas áreas de parceria”, informa o comunicado ao qual o Correio da Kianda teve acesso.

De ressaltar que a organização está a criar uma emissora televisiva, denominada SABA TV, para transmitir conteúdos produzidos nos países membros.

“O ponto principal que queremos discutir tem a ver com a produção de conteúdos para a região. Em princípio, vai funcionar com os conteúdos produzidos nos canais associados, mas também temos produções próprias”, disse ao MZN News, a representante da SABA, Marta Odalah, que avançou ainda que o único impasse para o projecto entrar em vigor é o acesso ao financiamento:

“Não estamos a conseguir por o canal no ar porque requer uma grande infra-estrutura. Esse é o grande ‘calcanhar de Aquiles’. A Associação foi criada por recomendação de membros dos Governos para funcionar como uma televisão independente. Os Governos ainda não assumiram este canal como seu. E, uma das discussões será como nos virarmos sem o financiamento do público”, referiu, ao jornal moçambicano.

A SABA foi criada em 1993 como uma organização não governamental sem fins lucrativos para promover uma media de qualidade, realçando o profissionalismo e a credibilidade de serviço público nos países da região. Neste momento, conta com 14 membros, de vários estados membros da SADC.

Colunistas