Sociedade
“Deficiência dos serviços nos hospitais públicos em Angola resulta da má gestão”, diz especialista
O especialista em saúde pública Jeremias Agostinhos, defendeu esta quarta-feira, 4, a criação de farmácias comunitárias integradas ao sistema informático das unidades hospitalares públicas.
Jeremias Agostinho que falava durante o programa Capital Central da Rádio Correio da Kianda, sustentou que, só com esse modelo se poderá acabar com as dificuldades na aquisição dos fármacos nos hospitais públicos em Angola.
Para a concretização desse desiderato, o especialista defende melhor organização da gestão hospitalar em Angola, que segundo ele “enfrenta diversos desafios que impactam diretamente a qualidade e eficiência dos serviços de saúde”.
Jeremias Agostinho, disse ainda que, há no país “escassez de mão de obra Qualificada, competição entre os diferentes sectores e a dificuldade na retenção de talentos”.
Outra questão referenciada pelo especialista é a gestão e priorização dos recursos disponíveis que sublinha que podem “comprometer a qualidade dos serviços prestados”.
O Capital Central é um magazine informativo da Rádio Correio da Kianda, que vai ao ar de segunda à sexta-feira das 6 às 10 horas. Aborda temas diversificados da actualidade.