África
Declarações do Presidente do Podemos divide opiniões em Moçambique
O jornalista moçambicano Romeu Carlos disse, na manhã desta quarta-feira, 25, à Rádio Correio da Kianda, que as declarações do Presidente do partido Podemos estão a dividir opiniões naquele país do índico.
Em causa está o facto de Albino Forquilha ter dito que os deputados do Podemos, eleitos na legislativa de Outubro, vão tomar posse em Janeiro.
Romeu disse também que esta posição tem sido bastante contestada e que surge para responder as supostas informações, segundo as quais, o partido Podemos não está alinhado com o seu candidato às eleições, Venâncio Mondlane.
Tudo isto acontece numa altura em que a União Europeia disse estar “extremamente preocupada” com a onda de violência despoletada pelos resultados eleitorais em Moçambique e pediu “contenção” das partes envolvidas.
A União Europeia lembra ter enviado uma Missão de Observação Eleitoral às eleições moçambicanas, com cerca de 180 elementos, com o intuito de “contribuir para o reforço da democracia em Moçambique”, e assegurou que “continua disponível para apoiar Moçambique na reforma do sistema eleitoral”.
O presidente do partido Podemos, avançou esta terça-feira, que os deputados do partido, eleitos nas legislativas de Outubro em Moçambique, vão tomar posse na Assembleia Nacional, em Janeiro.
Albino Forquilha acrescentou que “os deputados do Podemos foram legitimamente eleitos pelo povo, e que portanto, não haverá razão alguma para não procederem com o seu processo político e com a sua vida política”, rejeitando os resultados apresentados pelo Conselho Constitucional, divulgados esta segunda-feira, em Maputo, que anunciaram a vitória de Daniel Chapo, da Frelimo.
Pingback: Moçambique: Mondlane sugere alteração à bandeira nacional - Correio da Kianda - Notícias de Angola