Connect with us

Politica

Declarações de Rui Falcão sobre descentralização podem custar a sua exoneração

António Sacuvaia

Published

on

Seis governadores provinciais estão em via de serem exonerados pelo Presidente da República, João Lourenço, nos próximos dias. Dentre estes, fazem parte da lista, segundo uma fonte do Correio da Kianda, os governadores do Cuanza Sul, de Malanje e da Lunda Norte, e outros dois ainda não avançados pela fonte que temos vindo a citar.

Soube ainda o Correio da Kianda, que o governador de Benguela, possivelmente, será um dos primeiros, em virtude das suas últimas declarações feitas durante a visita do ministro do Território, Marcy Lopes, em terras de Ombaka, e que, supostamente, não terão caído bem à Cidade Alta.

Rui Falcão lamentou, recentemente, durante um encontro com o ministro da Administração do Território e Reformas do Estado, Marcy Lopes, a falta de dinheiro para a implementação de serviços de saneamento básico na província de Benguela, o que tem sido duramente criticado pela população local.

Aproveitando a visita do titular do ministro do MAT, em desabafo, o governador de Benguela, para além de tecer duras críticas ao processo de descentralização em curso, considerou continuar a não haver descentralização no país por, até ao momento, tudo estar sempre a ser decidido a partir de Luanda.

“O que não podemos aceitar é que nos continuem a passar atestados de incompetência, quando seguramente os incompetentes não estão aqui”, entregou.

“Não é admissível que cidades como Benguela e Lobito fiquem meses sem recursos para recolha sequer de resíduos sólidos. É preciso haver mais sensibilidade para quem toma decisões em Luanda”, desabafou abertamente Rui Falcão, diante do ministro do Território e Reformas do Estado, Marcy Lopes.

Segundo fontes deste jornal, o Presidente da República já terá abordado alguns dirigentes do MPLA, na província de Benguela, para substituição do actual governador.

Continue Reading
Advertisement
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (23)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (77)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (15)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

© 2017 - 2020 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD