Mundo
Debate nos EUA marcado por Trump irritado e na defensiva
Um Donald Trump irritado e na defensiva foi o que se viu esta terça-feira, 10, no primeiro debate presidencial entre o candidato republicano e a democrata Kamala Harris, que dirigiu uma série de ataques à sua aptidão para o cargo, o seu apoio às restrições ao aborto e os seus inúmeros problemas legais.
Harris, assumiu a sua postura de ex-promotora e manteve o controlo do debate do início ao fim, com um Trump a replicar com diversas informações falsas.
Por sua vez, o candidato republicano, num primeiro momento, deixou de lado os ataques pessoais a Harris, que incluía insultos racistas e sexistas, mas após nervosismo, voltou ao padrão que vem assumindo nas últimas semanas.
Questionado pelos moderadores sobre um desses ataques, quando disse em um evento com jornalistas negros em Julho que Harris havia recentemente “se tornado uma pessoa negra”, Trump disse que não poderia se “importar menos”. “O que ela quiser ser está OK para mim”, respondeu.
Em tom de provocação, Kamala Haris atacou Trump alegando que as pessoas abandonam os seus comícios por “por exaustão e tédio” ao que Trump, que visivelmente tem se mostrado incomodado com as multidões que têm participado dos comícios de Harris, retrucou:
“Meus comícios, temos os maiores comícios, os comícios mais incríveis da história da política”.
As eleições nos Estados Unidos da América estão agendadas para o próximo mês de Novembro.