África
De locutor de Rádio à Presidente da República: conheça o quinto chefe de Estado de Moçambique
Moçambique tem, desde esta quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, um novo Presidente da República, que tomou posse para dirigir os destinos do país nos próximos cinco anos. Na sua folha de serviço consta a passagem por uma Rádio como locutor. Natural da província de Sofala, Daniel Francisco Chapo é o quinto da história de Moçambique e o primeiro chefe de Estado da África lusófona que nasceu depois da independência do seu país.
Nasceu a 06 de Janeiro de 1977, em Inhaminga, província de Sofala, quase dois anos depois de Moçambique ter se tornado Independente de Portugal a 25 de Junho de 1975.
Filho de um funcionário dos Caminhos de Ferro de Moçambique e mãe doméstica, devido ao conflito armado, a família Chapo mudou-se para o distrito de Dondo, onde Daniel Chapo teve a sua infância e fez o ensino primário na Escola Primária Josina Machel.
Em 1996, concluiu a 10.ª classe na Escola Secundária de Dondo, e seguiu para Cidade da Beira, onde concluiu o nível médio na Escola Secundária Samora Machel. Enquanto frequentava o segundo ciclo do ensino secundário na mesma Cidade, Daniel Chapo foi locutor na Rádio Miramar e apresentava um programa desportivo (1997 – 1999).
Daniel Francisco Chapo, mudou-se para Maputo, capital do país, em 1999 para dar continuidade a formação, desta feita, na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), e licenciou-se em Direito naquela que é a maior e mais antiga instituição do ensino superior do país.
A colaboração na Rádio Miramar, na Beira, fez com que fosse integrado na Televisão Miramar sede, tendo se destacado como repórter e depois apresentador um programa televisivo denominado “A Voz do Povo”.
No ano de 2004 quando concluiu a sua licenciatura fez o curso de Conservador e Notariado no Centro de Formação Jurídica e Judiciária da Matola, na província de Maputo, o que lhe garantiu a nomeação, em 2005, o cargo de Conservador e Notário na Cidade de Nacala-Porto, na província de Nampula, iniciando assim a sua carreira profissional nesta área até 2009.
A convite da Universidade Pedagógica Delegação de Nampula, extensão de Nacala-Porto, em 2009, Daniel Chapo foi professor naquela instituição de ensino superior, tendo lecionado as cadeiras de Direito Constitucional e Ciências Políticas.
Na sequência, foi nomeado Administrador do Distrito de Nacala-a-Velha, e matriculou-se no curso de mestrado em Gestão de Desenvolvimento na Universidade Católica de Moçambique em Nampula, tendo abandonado o estágio que fazia Ordem dos Advogados de Moçambique, isto em 2014.
No ano seguinte, Daniel Chapo é nomeado Administrador do Distrito de Palma na Província de Cabo Delgado e pouco tempo depois, em 1016 o então Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, ao cargo de Governador de Inhambane.
Em Abril de 2019, o parlamento moçambicano aprovou um novo pacote legislativo, que passou a determinar que os governadores provinciais passavam a ser eleitos. Nesse âmbito, Daniel Chapo foi cabeça-de-lista da Frelimo em Inhambane e o partido ganhou as eleições de Outubro de 2019, tornando-se o primeiro governador eleito naquela província.
Daniel Chapo é casado com a Senhora Gueta Selemane Chapo, com quem tem três filhos. Pratica basquetebol e futebol. Fala fluentemente Xisena, Xindau, Xitsua, Português e Inglês e nesta quarta-feira, 15, tomou posse como o quinto presidente de Moçambique independente, depois de Samora Machel, Joaquim Chissano, Armando Guebuza, e Filipe Nyusi. É o primeiro político Palop, que nasceu depois da independência do seu país.
Mauro
16/01/2025 em 7:33 am
O presidente de Mozambique so tem 28 anos? Jà que nasceu em 1997?
Grande gaffer.