Connect with us

Cultura

De 5 para 15 milhões: Ministério da Cultura sobe o valor para o grupo vencedor do Carnaval em Luanda

Published

on

Ao contrário do prémio de cinco milhões de kwanzas anunciado anteriormente, o grupo vencedor do Carnaval de Luanda 2023, União Recreativo do Kilamba, vai receber um prémio no valor de 15 milhões de kwanzas, anunciou esta quinta quinta-feira, 23, em Luanda, o ministro da Cultura, Filipe Zau.

Segundo o ministro, o Executivo teve a iniciativa de fazer um incremento para dar maior relevância ao Carnaval e a cultura no seu todo.

Filipe Zau, que falava durante um encontro com o grupo vencedor do Carnaval de Luanda, referiu que a atribuição dos 15 milhões de kwanzas é um acréscimo circunstancial e não normativo.

“Este incremento não tem carácter normativo, é apenas uma iniciativa do Executivo que considerou que a valorização dos grupos carnavalescos pudesse ser crescente”, disse.

Para o governante, o número de participantes vistos durante o desfile do carnaval, era muito grande, por isso deve ser compatível ao valor atribuído, de maneira a ser melhor rentabilizado por todos.

Por seu turno, o comandante do grupo União Recreativo do Kilamba, Poli Rocha, agradeceu ao Executivo por este acréscimo e por ter sentido na realidade, as dificuldades que os grupos enfrentam.

O grupo União Recreativo do Kilamba, do distrito do Rangel, foi o grande vencedor da classe A do Carnaval de Luanda, edição 2023.