Politica
David Mendes estimula cidadãos a não fazerem uso de máscara facial no interior das viaturas
O deputado pela bancada parlamentar da UNITA, David Mendes, incitou, nesta terça-feira, 08, os cidadãos a recusarem-se a fazer uso de máscara facial quando estiverem a conduzir uma viatura desacompanhado.
Num vídeo posto a circular nas redes sociais, David Mendes afirma que a “desobediência civil não é crime; é apenas uma manifestação de protesto contra aqueles que nos querem impor uma conduta inaceitável”.
As declarações surgem na sequência da detenção e posterior morte do pediatra Sílvio Dala. Conforme a versão tornada pública pelo porta-voz do Ministério do Interior, Waldemar José, o médico sofreu uma queda aparatosa nas instalações da esquadra e teve escoriações ligeiras na cabeça, mas a autópsia revelou que não sofreu agressão.
A vítima, que foi detida por não uso da máscara enquanto dirigia a sua viatura, ainda segundo a Polícia Nacional, terá perdido a vida a caminho do Hospital do Prenda, depois de um alegado mal-estar no interior da esquadra policial, no bairro do Rocha Pinto, distrito da Maianga, em Luanda.
Contudo, esta versão vem sendo veementemente contestada pela sociedade. Ontem, a Ordem dos Médicos de Angola (ORMED) emitiu um comunicado em que lamenta que a corporação tenha levado para a esquadra um profissional bem identificado, visivelmente esgotado fisicamente por cumprir mais de 32 horas de trabalho seguidas.
“Após a avaliação dos factos, a ORMED considera pouco claras as circunstâncias em torno da detenção e morte do médico, uma vez que são desencontrados os pronunciamentos da PN, o que sugere uma zona cinzenta por esclarecer”, lê-se na nota da ordem, enviada à imprensa.
Neste fim-de-semana, David Mendes já havia repudiado os excessos de actuação da Polícia Nacional, no caso que resultou na morte do médico Sílvio Dala.
“É acima de tudo lutar pelos nossos direitos”, disse, o também advogado, convocando a população a dizer “sim à desobediência civil. Nada de usar máscaras quando estamos sozinhos nas nossas viaturas”, incitou, num vídeo onde aparece a conduzir uma viatura sem fazer uso da máscara facial. Assista abaixo.
É de recordar que o uso obrigatório de máscara facial no interior das viaturas particulares foi estabelecido por decreto presidencial, divulgado no dia 09 de Agosto de 2020, que actualizou a Situação de Calamidade Pública por força da pandemia da covid-19.