Connect with us

Economia

Dados do INE apontam queda da taxa de emprego no segundo trimestre de 2021

Published

on

A taxa de emprego em Angola caiu no segundo trimestre deste ano, comparativamente ao trimestre anterior, revela dados da Folha de Informação Rápida (FIR) do Inquérito ao Emprego em Angola (IEA), referente ao II trimestre de 2021, publicado recentemente pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) que, entretanto, apontam para uma variação crescente, comparativamente ao período homólogo de 2020.

O INE refere que o emprego no II trimestre 2021, face ao I trimestre 2021 apresentou uma variação decrescente em cerca de 1%. Quando comparado ao quanto ao período homólogo, II trimestre de 2020, a folha Informação Rápida apresenta uma variação crescente de 6,4%.

Os dados apresentados foram colhidos com base em uma amostra de 10.944 agregados familiares, sendo 6.036 na área urbana e 4.908 área rural, de todo o país, no período de o segundo trimestre de 2021.

Em termos de conceitos, o INE considera pessoa empregada todo o indivíduo com mais de 15 anos de idade, que nos últimos sete dias que antecederam ao inquérito, tenham efectuado um trabalho de pelo menos uma hora, mediante o pagamento de uma remuneração ou com vista a um benefício ou ganho familiar em dinheiro ou em espécie.

Outro critério do INE, com base nas recomendações do Organização Mundial do Trabalho, é uma ligação formal a um emprego, mas que não estivesse ao serviço, ainda quem tenha tido uma empresa, mas por razões específicas não estivesse, temporariamente, a trabalhar.

Os indivíduos que na altura do inquérito estivessem a trabalhar em situação de pré-reforma, também foram considerados como empregados.

No sentido inverso, de desempregados, o Instituto Nacional de Estatística considera os indivíduos com mais de 15 anos de idade e que tinham, na data do inquérito, qualquer trabalho, quer seja remunerado ou não, disponíveis para trabalhar para qualquer oportunidade de trabalho, mesmo a não remunerada, e que tenham procurado emprego nas últimas semanas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (25)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania