Economia
Dados do crescimento económico do Iº trimestre deste ano não são animadores, diz analista
O economista José Lumbo disse esta terça-feira, 03, à Rádio Correio da Kianda, que os dados do crescimento económico referente ao primeiro trimestre deste ano não são animadores, por conta do nível elevado da taxa de desemprego.
A reacção do especialista surge na sequência dos dados avançados na sexta-feira última, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dão conta que o Produto Interno Bruto (PIB), registou um crescimento de 3,5 por cento no primeiro trimestre de 2025, face ao período homólogo de 2024.
Entre as actividades que maior desempenho positivo tiveram para a variação do PIB, de Janeiro a Março do presente exercício económico, o destaque recai para o Comércio, com 1,2 pontos percentuais
O economista José Lumbo disse ser necessário que o crescimento económico se reflicta na melhoria da vida das populações.
O especialista disse por outro lado que embora apresente-se com uma tendência decrescente, a taxa de inflação ainda não devolveu o poder de compra aos cidadãos.
José Lumbo disse que “o crescimento económico deve estar ser analisado em sede da economia informal, pelo facto de pelo menos 29% do total de habitantes estarem na informalidade, um cenário que afirma ser preocupante.
Pingback: Dados do crescimento económico do Iº trimestre deste ano não são animadores, diz analista - falabwe