Justiça
Dados de processos judiciais resolvidos não representam celeridade processual, diz jurista
Mais de 1200, dos dois mil e trezentos e oitenta e quatro, processos que deram entrada no tribunal supremo de Janeiro a presente data foram resolvidos, representando assim cerca de 80%.
Deste número, constam também perto de 900 processos pendentes. Os dados foram divulgados esta sexta-feira pelo Presidente do Tribunal Supremo e do Conselho Superior da Magistratura Judicial, Joel Leonardo, à margem do acto de encerramento do ano Judicial.
Joel Leonardo, pede maior celeridade dos profissionais de justiça ao tratamento dos processos que dão entrada naquele tribunal superior.
O Jurista Fernando Kawewe refere que os dados não são animadores, e que por conta disto o sector da Justiça devia reflectir sobre o estado actual da celeridade processual nos tribunais no país.
O especialista entende ser necessário um trabalho mais árduo no sector da justiça, para que se alcance a tão almejada celeridade processual.
E o porta-voz do tribunal supremo, Leandro Lopes, disse que a Província do Uíge, vai a acolher a abertura do Ano Judicial a três de Março de 2025.