Lifestyle
Da entrada à sobremesa: esta é a refeição mais cara do mundo
1. As inovações
A experiência e a tecnologia acompanham os pratos que são servidos neste restaurante, numa simbiose em que um não vive sem o outro. Embora o local seja pouco convencional, os clientes acabam por sentir que estão num ambiente acolhedor.
2. O espaço
O Sublimotion é gerido pelo prestigiado chefe espanhol, Paco Roncero, e está localizado no Hard Rock Hotel, em Ibiza. Num espaço com cerca de 70 metros quadrados acontece de tudo um pouco, os clientes ficam dispostos em redor de uma grande mesa, onde se projecta uma história, para ajudar, a decoração acompanha toda a trama até ser servido o primeiro prato.
3. Os pormenores
A experiência começa no próprio hotel, onde os clientes são transportados até ao restaurante por motoristas, quando chegam ao local, a entrada é acompanhada pelo som de fundo de uma orquestra sinfónica. O ambiente, com um aquário em redor, deixa qualquer um fascinado.
4. O espectáculo
De repente o espaço transforma-se num cinema e com a ajuda de óculos de realidade aumentada, a degustação de uma refeição, passa a uma experiência futurista. Espectáculos de magia estão incluídos.
5. A inovação
É recriado o cenário de uma viagem de avião, onde o cardápio inclui pratos como, caviar com alho preto e branco. O voo faz paragem por Bangkok, onde os clientes têm a oportunidade de se levantar e caminhar livremente pela sala.
6. A equipa
A experiência, que tem um custo de 1650 euros, dura cerca de três horas. “Só mudar o conceito do cardápio custa-nos mais de 500 euros”, explica Paco Roncero, em jeito de justificação ao preço desta experiência. São 25 profissionais a trabalhar, para que todo o trabalho, não só gastronómico, mas também tecnológico e digital de cada degustação seja bem sucedido.
7. O público
Neste espaço, para além de Roncero, os pratos são confeccionados por outros chefes de renome, como Dani Garcia, David Chang e Diego Guerrero. No total estes profissionais somam dez estrelas Michelin. Entre os clientes, Paco Roncero confidencia, “está muita gente do cinema, atletas prestigiados e artistas”. O restaurante está aberto durante a época de verão e só são servidos jantares.
8. O crescimento
O conceito deste restaurante conquista fãs por todo o mundo, e o chefe já recebeu propostas para exportar o projecto. Actualmente, o objectivo passa por dimensionar o local e abri-lo a um público mais alargado, até 100 pessoas, para que seja possível diminuir consideravelmente o valor da refeição, de modo a que o preço não exceda os 200 euros por pessoa.