Connect with us

Politica

Custos dos projectos estruturantes do novo aeroporto acima dos USD 200 milhões

Published

on

O custo total dos projectos estruturantes do novo Aeroporto Internacional de Luanda “Dr António Agostinho Neto” já está acima dos 200 milhões de dólares, informou a directora provincial do Instituto Nacional de Estradas (INEA).

“Estamos acima dos 200 milhões de dólares, isso num todo, temos a reabilitação das vias, os projectos, as vias novas, a segunda circular, e uma outra que ligará a via do Kimbango até à via Expressa”, explicou, esta sexta-feira, 03, em Luanda, Rosária Kiala.

Disse ainda que no quadro das várias infra-estruturas foram criados mais de 700 postos de trabalho e “estamos quase a chegar aos mil empregos”, ressaltou.

Rosária Kiala garantiu ainda que estão criadas as condições para a mobilidade dos acessos ao novo aeroporto, cuja inauguração está marcada para 10 de Novembro.

De acordo com a directora provincial do INEA, o Executivo trabalha na melhoria da mobilidade através da reabilitação da Avenida Deolinda Rodrigues, da Via Expressa, sentido Cabo Lombo, até a ponte do 25, com melhorias do tapete alfáltico, sinalização vertical e horizontal, construção de paragens para transportes públicos, reabilitação e construção de novas pedonais.

Ao final de uma visita guiada às várias infra-estruturas impulsionadas pela construção do Novo Aeroporto Internacional de Luanda, Rosária Kiala disse que estão ainda a ser reabilitadas, nesta primeira fase, as avenidas Kima Kienda (Boavista) no distrito urbano da Ingombota, município de Luanda, a 21 de Janeiro, a Pedro de Castro Van-Dúnem Loy, as vias do Patriota e do Futungo.

“Após a conclusão das obras, adiantou, a via Expressa terá três faixas de rodagem (actualmente tem duas), sendo que a parte central estará reservada para a construção do metro de superfície. Já temos muito trabalho feito, quem passa, por exemplo, pela Deolinda Rodrigues, consegue notar um antes e depois”,  disse.