Connect with us

Sociedade

Cursos técnicos feitos em Angola reconhecidos no exterior

Published

on

Os cursos de formação técnico-profissionais feitos em Angola passam a ser reconhecidos no exterior a partir de Junho de 2024.

A informação foi avançada nesta segunda-feira, 25, em Luanda, pela directora do Instituto Nacional de Qualificações, Edgarda do Sacramento Neto, que garante a efectivação com a implementação do Sistema Nacional de Qualificações, que arranca já em Junho deste ano. A responsável adiantou que numa primeira fase será implementado nos centros de Formação profissional públicos.

Segundo ainda Edgarda do Sacramento Neto, os cursos profissionais de electricidade, de soldadores, técnicos de soldadura de nível 3 e do nível 5 são os primeiros a receberem reconhecimento.

“Isto significa que o formando que frequentar o curso de soldadura de nível 5 pode ter depois uma comparabilidade dessa qualificação num outro país que ele queira, é opte por dar continuidade a essa progressão profissional, no âmbito do sistema Nacional de qualificações”, explicou.

Outra das atribuições do Sistema Nacional de qualificações é o de reconhecimento das formações técnicas feitas no exterior, à semelhança do INAREES, que reconhece estudos académicos feitos no exterior.

A directora do Instituto Nacional de Qualificações, pertencente ao Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social sublinhou que na região austral do continente africano Angola é o único país que até ao momento não tinha implementado o sistema de reconhecimento de formação técnico-profissionais.

“Isto equivale dizer que, em termos de transferibilidade, quem chegasse a Angola não tinha como reconhecer esse certificado da qualificação feita, por exemplo na África do Sul, na Namíbia, na Zâmbia, porque Angola não tinha um instrumento e um instituir o capaz de fazer esse reconhecimento”, sublinhou Edgarda do Sacramento Neto.

Continue Reading
4 Comments

4 Comments

  1. Leandro Afonso de castro Vunda

    26/03/2024 at 8:44 pm

    … É com toda horta tê-los em mídia as
    Nas vossas explanações.
    Quero saber com posso me escrever.. para frequentar os cursos…
    Aonde visses estão localizados?

  2. Cruz

    27/03/2024 at 10:15 am

    Pois pois,agora e que estao a valorizar os antigos cursos da Escola Industrial,agora vejam os anos que retrocedemos por quererem copiar modelos dd Paises mais avançados na altura

  3. Josefa paquissi

    27/03/2024 at 2:02 pm

    Boa tarde está muito bom estamos de parabéns

  4. Alexei Bantu Navalny

    27/03/2024 at 5:27 pm

    Está informação não é precisa. Quais são os países que vão reconhecer os cursos feitos em Angola? Digam lá senhor do governo. Deixem de mentir o povo. Achas que os USA, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Austrália e outros vãos reconhecer. Vocês dão graça.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *