Connect with us

Politica

Cunene: SIC detém ex-gestores das Finanças acusados de desviarem mais de 45 milhões de kwanzas

Published

on

O Serviço de Investigação Criminal (SIC) no Cunene deteve, na terça-feira, 06, em Ondjiva, dois cidadãos nacionais de 58 e 40 anos, respectivamente, o ex-Delegado Provincial das Finanças do Cunene e o actual chefe de Departamento de Contabilidade, Património e Tesouro da Delegação de Finanças do Cunene, por prática dos crimes de Peculato, participação económica em negócios, abuso de poder, associação criminosa, e Branqueamento de Capitais.

Segundo o porta-voz do SIC Cunene, José Coimbra, os ex-gestores foram detidos por existirem fortes indícios de terem praticado os crimes em que são acusados.

De acordo com José Coimbra, os factos fazem referência ao período compreendido entre os anos de 2017 e 2020, em que os ora arguidos, delapidaram o erário público no valor de Kz 45.723.214,05 (quarenta e cinco milhões, setecentos e vinte e três mil, duzentos e catorze kwanzas e cinco cêntimos), cuja materialização se operava por via de transferências de valores monetários às suas empresas, geridas por cônjuges e familiares, promovendo actos de contratação à favor das empresas, supostamente com finalidade de prestação de serviços e fornecimento de bens, desprovidos de regras e procedimentos de contratação pública.

José Coimbra, que falava à imprensa, informou que os ex-gestores têm ainda comparticipação de mais dois arguidos, que forjavam facturas para facilitar a justificação do dinheiro, resultante da simulação da prestação de serviços ou fornecimento de bens.

Importa referir que os mesmos encontram-se detidos na Unidade Penitenciária do Beu-Beu, a 95 quilómetros da cidade de Ondjiva.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Advertisement

Colunistas

Daniel Sapateiro
Daniel Sapateiro (24)

Economista e Docente Universitário

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (27)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (21)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (91)

Jornalista

Walter Ferreira
Walter Ferreira (22)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania