Connect with us

Sociedade

Cunene: Município do Curoca iluminado pela primeira vez em 45 anos

Published

on

O município do Curoca, na província do Cunene, conta desde esta sexta-feira, 10, com a iluminação do sistema da rede pública da ENDE, em 45 anos.

É a primeira vez que a população daquele município beneficia de corrente eléctrica da rede pública. Pelo menos 12 casas de um total de 30 previstas numa primeira fase, já beneficiam de energia eléctrica. O projecto é de um grupo gerador de 5KV, para beneficiar pela primeira vez, a população da localidade.

Segundo o director municipal da Energia e Águas do Tômbua, Gabriel Quintine, esta é a primeira fase do projecto, pelo que na segunda fase mais 18 casas serão beneficiadas com ligações domiciliares, ao passo que a terceira fase será para a instalação de mais de 40 postes de iluminação pública naquela municipalidade.

Curoca é um município da Província do Cunene, com uma extensão de 7.998 km², cerca de 56 mil habitantes e uma densidade populacional de 7 habitantes por cada quilómetro quadrados.

Geograficamente Curoca é limitado a Norte pelos municípios de Chiange e Cahama, a Este pelo município de Ombadja, a Sul pela República da Namíbia, e a Oeste pelos municípios de Tômbua e Virei da vizinha província do Namibe.

O município é constituído pela comuna-sede, correspondente à cidade de Oncócua, e pela comuna de Chitado.