Sociedade
Cunene: mais de 80 pessoas testam positivo a hepatite B
A campanha de rastreio da hepatite B permitiu identificar 87 pessoas com a doença, afectando as idades entre 19 e 69 anos, na cidade de Ondjiva, província do Cunene.
Foram no total testadas 782 pessoas onde confirmou-se 51 mulheres e 36 homens afectados, segundo dados avançados pelo técnico de laboratório para a área de VIH no Cunene, Manuel Njanja.
O rastreio da doença enquadra-se na jornada do Dia Mundial da Hepatite B, assinada no dia 28 de Agosto. O objectivo de rastreio segundo o gestor é identificar a prevalência de pessoas que vivem com esta doença para começar com o processo de medicação.
Sobre a doença
A hepatite B é uma doença infecciosa que afecta o fígado causada pelo vírus da hepatite B (VHB). O vírus pode causar infecções tanto agudas como crónicas.
Durante a infecção inicial aguda muitas pessoas não manifestam sintomas. Em algumas pessoas os sintomas manifestam-se de forma súbita e incluem vómitos, pele amarela, fadiga, urina de cor escura e dor abdominal.
Os sintomas podem demorar entre 30 a 180 dias até se manifestarem e geralmente manifestam-se ao longo de várias semanas.