Sociedade
Cubango: oito mil pessoas vivem em zonas consideradas de risco
Oito mil pessoas na Província do Cubango vivem em zonas consideradas de risco. Com a intensidade da chuva a população teme por desastres.
Vinte e cinco pessoas morreram e vinte e quatro outras ficaram gravemente feridas, em consequência das chuvas seguidas de trovoadas e rajadas, na província do Cubango, nos últimos cinco meses. Além das 59 vítimas, mais de quinhentas pessoas perderam quase tudo, disse o porta-voz da Protecção Civil e Bombeiros, Halbano Kutalika.
“O balanço preliminar da época chuvosa são quinhentas e quarenta pessoas que viram as suas residências destruídas. Temos o registo de vinte e cinco mortos e vinte e quatro feridos, por desabamento de paredes e descargas atmosféricas”, disse.
A intensa chuva dos últimos dois dias em Menongue já mexeu os alicerces de 23 casas, tendo afctado 125 pessoas.
“Cento e vinte pessoas e outras cinco que se encontram literalmente ao relento, o estado dessas famílias é preocupante”, afirmou.
Dados actualizados apontam, agora, oito mil pessoas vivendo em local de alto perigo, e se continuar a chover com a mesma intensidade, os próximos dias poderão ser muito duros, numa altura em que algumas das pessoas cadastradas resistem e negam abandonar as zonas de alto risco.
“Mil e setecentas famílias habitando em zona de risco, com igual número de pessoas que corresponde a oito mil e seiscentas”, ressaltou.