Sociedade
Cubango: morte de crianças por desnutrição preocupa governo
Oito crianças morreram por desnutrição, no hospital Pediátrico do Cubango, o que está a deixar preocupada as autoridades da província.
Mais de 600 crianças foram atendidas e diagnosticadas como casos de desnutrição no hospital pediátrico do Cubango. Deste número, oito evoluíram para óbito, conforme a revelou a diretora clínica da referida Unidade Sanitária, Isabel Eduardo.
Segundo a responsável, os números inquietam pelo facto de as famílias procurarem pelo tratamento convencional já na fase avançada da doença.
“De Janeiro a Julho nós registamos 312 casos de mal-nutrição internado, mas tem aqueles, que nós temos acompanhamento e também são os por aí, 300. Uma das maiores preocupações é mesmo o atraso, a vinda a nossa instituição e as mães vão à lavra e as crianças quando chegam aqui a noção Unidade já vêm no estado mesmo lamentável e preocupante”, disse.
Dado o elevado número de crianças que dão entrada com problemas de desnutrição, motivaram o Director Geral do Instituto Nacional da Criança, Paulo Kalessi, a visitar a unidade sanitária, tendo para o efeito, levado quantidades de bens alimentares e suplementos que ajudam para a recuperação de crianças acometidas pela noção. Um gesto que agradou as crianças internadas naquela Unidade Sanitária.
Paul do Calesse disse, na ocasião, à Comunicação Social, que a instituição que dirige continua focada no desenvolvimento de acções para apoiar crianças em situação de vulnerabilidade social.
“Viemos ver as crianças para interar-se como que as nossas crianças estão a ser acompanhantes e tratadas aqui nesta Unidade Hospitalária. Sobre tudo as crianças com problema de intrição. Temos aqui um número considerável, a capacidade das famílias desta experiência, finalmente, oferecer a água com os bens que normalmente uns afectados de desnutrição”, referiu.