" />
Conecte-se agora

Mundo

Cuba recebe como heróis primeiros médicos que voltam do Brasil

administrador

Publicados

on

- Regresso de m  dicos cubanos - Cuba recebe como heróis primeiros médicos que voltam do Brasil

De jaleco branco e levando bandeiras dos dois países, chegaram nesta sexta-feira a Havana os primeiros 200 médicos cubanos que retornam do Brasil, depois que a ilha decidiu deixar o programa Mais Médicos em reação às críticas do presidente eleito Jair Bolsonaro.
“Temos defendido que são mais que médicos e é verdade (…) Vocês retornaram à pátria com uma vivência revolucionária e humana que os engrandeceu”, disse aos repatriados o presidente Miguel Díaz-Canel, que foi ao aeroporto para cumprimentá-los junto com outros dirigentes, segundo divulgou a televisão local.

“São mais que médicos por isso, porque primeiro souberam chegar com desinteresse, com altruísmo e com entrega plena aos locais (do Brasil) onde não havia assistência médica”, acrescentou Díaz-Canel.

Anteriormente, o presidente cubano os havia chamando em um tuíte de “apóstolos da saúde cubana” e destacou que chegavam à ilha “com a dignidade como escudo e bandeira”. “A melhor homenagem a Fidel Castro em seus dois anos de ausência presente”, apontou.
O voo da Cubana de Aviación, um IL-96-300 de fabricação russa, aterrissou em Havana às 5h15 locais (8h15 em Brasília) depois de um trajeto de quase sete horas de voo e uma decolagem com atraso. Levavam suas malas, mas também eletrodomésticos – mais difíceis de adquirir na ilha – e até seus animais de estimação.

Trata-se do primeiro grupo dos mais de 8.300 cubanos que devem deixar o Brasil até 10 de dezembro, depois que Havana decidiu se retirar do acordo mantido pela Organização Pan-americana de Saúde (OPS) há cinco anos com o Brasil.

AFP

Continue Lendo
Publicidade
Clique para comentar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of
Publicidade

Colunistas

Ana Margoso
Ana Margoso (9)

Jornalista

António Sacuvaia
António Sacuvaia (167)

Editor

Ladislau Neves Francisco
Ladislau Neves Francisco (8)

Politólogo - Comunicólogo - Msc. Finanças

Olivio N'kilumbo
Olivio N'kilumbo (10)

Politólogo

Vasco da Gama
Vasco da Gama (41)

Jornalista

Victor Hugo Mendes
Victor Hugo Mendes (9)

Jornalista e Escritor

Walter Ferreira
Walter Ferreira (4)

Coordenador da Plataforma Juvenil para a Cidadania

Publicação