Ligar-se a nós

Mundo

Cuba fixa eleições gerais para 11 de Março

O Conselho de Estado cubano fixou para 11 de Março, domingo, as eleições gerais para delegados provinciais e deputados nacionais, processo que culminará em 19 de Abril com a eleição de um novo presidente, em substituição a Raúl Castro.

Publicado

em

Essas eleições quinquenais, que tradicionalmente são realizadas em Fevereiro, foram adiadas desta vez pela Assembleia Nacional por causa dos danos causados pelo furacão Irma, que em Setembro atingiu a ilha, deixando 10 mortos e perdas de 13 biliões de dólares, segundo o Legislativo.

Os cubanos votarão em delegados das 15 províncias e em pouco mais de 600 deputados para o Parlamento, segundo o sistema do Poder Popular vigente na Constituição.

Os deputados eleitos instalarão a nova Assembleia Nacional em 19 de Abril, com presidente, vice-presidente e secretário. Dentre os seus membros, também serão eleitos nesse mesmo dia os 31 componentes do Conselho de Estado.

O Conselho de Estado se reunirá imediatamente para escolher o seu presidente, seu primeiro vice-presidente, seus cinco vice-presidentes e um secretário. O presidente substituirá Raúl Castro, que já cumpriu dois mandatos de cinco anos no cargo.

As candidaturas para delegados provinciais e deputados serão propostas 50 porcento pelos delegados municipais já eleitos e os outros 50 porcento serão nomeados por seis organizações sindicais, femininas, operárias, camponesas e estudantis.
             
O Partido Comunista (único) não nomeia candidatos, mas supervisiona o processo.
    

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD