Sociedade
Cuanza Norte: sistemas de distribuição de água orçados em mais de USD 43 milhões
Cerca de 43 milhões de dólares norte-americanos é o valor orçado para a construção do novo sistema de distribuição de água potável aos municípios do Cazengo e Lucala, na província do Cuanza Norte.
Deste valor, 31 milhões de dólares são para o projecto de construção, tratamento e adução de água, ao passo que os restantes 12 milhões vão servir para a rede de distribuição.
A revelação é do Ministro da Energia e Água, João Baptista Borges, que revelou, em visita de trabalho àquela província, que o objectivo é realizar 15 mil ligações domiciliares nos dois municípios do Cuanza, a partir de Outubro deste ano, altura em que as obras serão finalizadas.
O governante fez questão de sublinar que para as duas empreitadas os contratos foram separados, e executados em separado, razão pela qual o valor é apresentado de forma estratificado. A partir de 24 de Outubro, garantiu o ministro, a água estará já na rede de distribuição.
“A rede de distribuição é antiga, parte dela. Pode haver, certamente alguns problemas. Vai haver roturas e etc, que nós vamos ir reparando”, garantiu, esclarecendo que esta etapa de reparação das roturas que forem sendo desportas, poderá levar cerca de mais dois meses.