Connect with us

Sociedade

Cuanza Norte: SIC detém dois cidadãos com 37 pedras de diamantes

Published

on

O Serviço de Investigação Criminal, deteve na passada sexta-feira, 7, um cidadão chinês e outro angolano com 37 pedras de diamantes no posto de controlo do Zenza do Itombe, província do Cuanza Norte.

De acordo uma nota de imprensa ao que o Correio da Kianda teve acesso nesta terça-feira, 11 os dois cidadãos foram detidos no posto de controlo do Zenza do Itombe, pelas 17h30, sendo um de nacionalidade Chinesa de 40 anos de idade, Director Comercial de uma empresa no município de Viana e um angolano de 33 anos de idade, segurança Privado, de uma empresa na Lunda-Norte.

A detenção, segundo os efectivos da Direcção Central de Combate ao Tráfico Ilicíto de Pedras, Metais Preciosos e crimes contra o Ambiente do SIC, a posse e tráfico ilícito de diamantes  se configuram como crimes à luz das leis angolanas.

O Serviço de Investigação Criminal adianta que a  detenção é resultado de um trabalho de inteligência criminal que está em curso,  no âmbito do Combate ao tráfico ilícito de Minerais Estratégicos, com destaque para os diamantes.

Acresenta ainda a nota que, com base em informações apuradas, uma brigada operativa dessa Direcção, deslocou-se a localidade de Zenza de Itombe, interpelou os cidadãos em causa,  a bordo  de uma viatura Land Cruizer, onde foram encontrados e apreendidas 37 supostas pedras de diamantes, em saquetas transparentes, 530 mil kwanzas,  250 dólares norte-americanos e  100 Remembi.

O SIC Realça que os cidadãos em causa,  não apresentaram qualquer documento que justificasse a posse, muito menos o protocolo de transportação.

Diante dos factos, receberam ordem de detenção e serão presentes ao Ministério Público para posteriores trâmites legais, enquanto outras diligências prosseguem. Concluí a nota.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas