Connect with us

Economia

Cuanza Norte ganha fábrica de ração animal capaz de produzir quatro mil toneladas

Published

on

A província do Cuanza Norte conta, desde o último fim-de-semana, com uma fábrica de ração animal, de iniciativa privada, inaugurada pelo ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, com a capacidade de produzir mais de quatro mil toneladas, tendo gerado 150 postos de trabalho.

Localizada no município de Lucala, a fábrica Ração KN, erguida numa área de mais de dez hectares, no município de Lucala, de iniciativa privada, tem uma capacidade para produção de 20 toneladas/hora, produção e armazenamento de 2.500 toneladas de milho e 1.500 toneladas de soja, bem como de embalagens cujos tamanhos variam entre 25 e 50 quilogramas.

O projecto vai abastecer as naves de produção de aves, instaladas nos municípios de Lucala (Cuanza Norte)  e  de Cacuso (província de Malanje). O empreendimento contempla a vertente agrícola e industrial e vai  funcionar como o principal receptor ou comprador de milho e soja cultivados pelos agricultores da província e das regiões circunvizinhas.

Na ocasião, o ministro de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, considerou ser uma mais-valia para o incentivo da produção nacional, sobretudo no sector agrícola,  no quadro da oposta ao desenvolvimento e da linha de financiamento do Banco de Desenvolvimento Angolano (BDA). Para o ministro, a unidade fabril ora inaugurada vai, também, contribuir para a reactivação de um conjunto de aviários existentes nas províncias do Cuanza Norte e de Malanje, que estavam inoperantes, devido à falta de ração animal e de outras componentes técnicas.

Por sua vez, o Governador Provincial do Cuanza Norte, Adriano Mendes de Carvalho, destacou o facto de “este investimento fomentar o emprego para a população local, incentivar à produção agrícola e comercial, bem como fomentar o ramo da avicultura, que conta com um grande potencial”, no município do Lucala.

O responsável da empresa, Rogério Leonardo, adiantou que a fábrica vai duplicar a sua capacidade de stock ainda no decurso do presente ano, na ordem de oito mil toneladas, com a entrada em funcionamento de uma granuladora com capacidade de 10 toneladas/hora.

Com a inauguração daquela infra-estrutura, Lucala passa a contar com três fábricas de produção de ração animal, que poderão contribuir para o funcionamento de mais de dez projectos avícolas existentes no município, fomentando a produção de carne e de ovos.

Antes da inauguração da referida fábrica, o ministro de Estado para a coordenação económica visitou os aviários do Lucala, já com uma grande produção, acompanhado do Ministro da Economia e Planeamento, Sérgio Santos, entidades do Governo Central, Provincial e empresários.

Dados sobre a densidade geodemográfica do município

Lucala é um município da província do Cuanza Norte. Tem uma extensão de 1718 km² e uma população estimada em 42 mil habitantes. Geograficamente está limitado a norte pelos municípios de Gonguembo e Banga, a leste pelo município de Samba Caju, a sul pelo município de Cacuso, e a oeste pelos municípios de Cazengo e Golungo Alto.

Administrativamente é constituído pela comuna-sede, a cidade de Lucala, e pela comuna de Quiangombe.