Connect with us

Destaque

Cuanza Norte: criança morre depois de ingerir veneno de rato

Published

on

Um menor de três anos de idade faleceu na última segunda-feira no município do Golungo-Alto, após dar entrada no hospital local por ingestão de alimentado contaminado com veneno de rato, vulgarmente denominado de mata-rato.

Em declarações à imprensa, A mãe do menor, Feliciana da Cuanha explicou que após regressar à casa notou um cheiro de substância estranha na boca do menor, que a seguir apresentou sintomas de fortes dores de barriga, diarreia e vómitos.

Face ao quadro clínico da criança, diz ter recorrido imediatamente ao hospital municipal do Golungo-Alto, onde o menor veio a falecer após beneficiar dos primeiros socorros, mas diz desconhecer a proveniência do alimento ingerido pelo filho.

Por seu turno, o director do banco de urgência do hospital local, António Tito esclareceu que a criança deu entrada na instituição com um quadro clínico grave, marcado por vómitos e despeneia acentuada.

Após os exames preliminares, referiu, foi constatada a existência de uma substância química estranha no organismo da criança que veio a ser certificada como sendo mata-rato.

António Tito referiu tratar-se do segundo caso de morte por envenenamento registado na localidade, em menos de quatro meses, tendo o primeiro caso vitimado três crianças da mesma família na comuna do Quilombo-Quiaputo.

 A sociedade local manifesta-se abalada e apela aos pais e encarregados de educação a serem prudentes no manuseio de substâncias venenosas, face o risco que as mesmas representam para a segurança dos petizes e não só.

Golungo Alto é um dos municípios do Cuanza Norte situado a 56 quilómetros de Ndalatando (capital da província), sendo constituído por uma extensão territorial de 1.989 quilómetros quadrados e uma população de 29 mil 259 habitantes.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Colunistas