Ligar-se a nós

Sociedade

Cuanza Norte: Camabatela sem água ha mais de 30 dias

Publicado

em

A vila de Camabatela, no município da Ambaca, na província do Cuanza Norte, está há mais de 30 dias sem água potável.

Os habitantes da vila recorrem as cacimbas, onde retiram água para o consumo, o que está a causar problemas à saúde. O problema deve-se a avaria que se verifica no centro de captação e tratamento de Água da Camabatela.

Segundo o soba geral adjunto da Ambaca, Marcelino Eduardo Zua, os moradores da vila estão a viver sérias dificuldades, por conta dessa situação.

Aquela autoridade tradicional referiu ainda que além das cacimbas, os moradores da vila têm recorrido também ao rio Catombe, para acarretar água.

Nestes locais, avançou o soba, “tem havido lutas”, na disputa pelo líquido precioso.

Quem se junta à denuncia é a pastora da Igreja do Bom Deus em Camabatela. Beatriz Ngueve disse que são várias as dificuldades porque passam as populações daquela localidade do Cuanza Norte.

Por sua, o governador do Cuanza Norte, João Diogo Gaspar, que visitou nesta quarta-feira a vila de Camabatela, disse que já orientou uma equipa do seu pelouro a inteirar-se da situação e que ainda esta semana o problema será solucionado.

De acordo com o governante, esta quinta-feira e sexta, a equipa está no local a solucionar o problema, para que se consiga repor a distribuição da água à população da vila o mais breve possível.

Continuar a ler
Clique para comentar

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




© 2017 - 2022 Todos os direitos reservados a Correio Kianda. | Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.
Ficha Técnica - Estatuto Editorial RGPD