Sociedade
Cuando Cubango tem apenas 500 quilómetros de estrada asfaltados
A província do Cuando Cubango tem uma malha rodoviária de mais de quatro mil quilómetros de estradas, mas apenas cerca de 500 estão asfaltados.
O governador provincial, José Martins, viajou de Dirico a Menongue, numa distância de 600 quilómetros, num troço que levou 15 horas.
Por esta razão, o governante prometeu resolver o problema, tendo garantido que existem condições financeiras para que mais troços rodoviários da província recebam tapete asfáltico nos próximos tempos.
“Temos já um novo Decreto Presidencial que aprovou a contratação dos trabalhos para a construção da Estrada Nacional 140, nos troços, Caiondo/Mbala Chiave/Savate e Savate até Cuangari, e ligação com o posto de fronteira do Catuiti”, afirmou, acrescentando que os trabalhos estão “super avançados”.
Entretanto, apontou troços que para o seu executivo ainda constituem desafios, nomeadamente a Estrada Nacional 280, no troço Cuíto Cuanavale/Mavinga, e de Mavinga/Rivungo.
Lembrar que Cuando Cubango é uma das províncias actualmente com maior superfície territorial, ocupando um espaço de mais de 200 quilómetros quadrados.
Entretanto, dada a sua dimensão, a partir do próximo ano, fica dividida em Cuando com capital em Menongue a Cubango, com a capital Mavinga, no quadro da nova divisão político-administrativa aprovada em 2024.