Connect with us

Economia

Cuando Cubango prevê produzir mais de 2.500 toneladas de arroz este ano

Published

on

Mais de 2.500 toneladas de arroz estão previstas de ser produzidas na segunda colheita da época agrícola 2023 a nível da província do Cuando Cubango.

O cultivo do arroz naquela região do país está a ser feito numa área de 800 hectares do município do Cuito Cuanavale, onde neste momento estão a decorrer os trabalhos de correção dos solos.

O responsável de uma das fazendas agro-industrial local, Tomás Barroso, garantiu que a partir do próximo ano, o arroz produzido no Cuando Cubango começa a ser comercializado. Acrescentou que a quantidade em produção vão servir para abastecer todo o território da província.

Já a população, espera que o arroz seja comercializado a preço acessível a todos, abaixo dos 17 mil kwanzas actuais praticado nos mercados locais.

Por sua vez, o economista Adriano Lucas, entende que o incremento de arroz no mercado do Cuando Cubango poderá reduzir o preço, acrescentando ser importante por formas a reduzir a pressão económica às famílias, que se deparam a alta de preços dos produtos da cesta básica, nos mercados nacionais.

“Consumindo o arroz produzido localmente, vamos ver aqui uma baixa significativa no preço do próprio arroz, vamos ver aqui também, uma acentuação significativa no que tem a ver com a estabilidade do fenómeno inflacionário, que é um assunto bastante preocupante”, disse.