Economia
“Cuando Cubango é um potencial adormecido”, diz veterinário sobre produção de carne
O Cuando Cubango possui condições propícias para elevar os níveis de produção de carnes e abastecer o mercado nacional. O médico veterinário João Chilandanje diz que a província “é um potencial adormecido”.
No entender de João Chilandanje é necessário que o sector privado entre no negócio da produção de carnes e derivados, de modo a promover o desenvolvimento do sector.
“Cuando Cubango é um potencial adormecido. Alertaríamos àqueles que têm capacidade real, para virem investir em grande escala nas proximidades aqui da região do Caiundo, e também naquelas áreas vizinhas da Zâmbia”, disse.
De acordo com o médico, o subsolo do Cuando Cubango contém os nutrientes que facilitam uma hemoglobina adequada ao gado bovino que consome o pasto do subsolo.
“Contém ferro, cálcio, magnésio, potássio, e o animal não se torna facilmente propenso a enfermidades”, sublinhou.
O especialista acrescentou ainda que caso os empresários entrem no negócio, vai aumentar os níveis de produção de modo a exportar para outros países, gerar vários postos de trabalho à juventude local, bem como gerar divisas para o país.
“É bastante rentável, porque vai fornecer a carne, carne esta que será exportada para terras longínquas, trazendo consigo dinheiros para mais investimentos”, disse, acrescentado que no abate de um animal (gado) aproveita-se muitos bens, como chifres, que servem para as indústrias transformadoras.