Sociedade
Cuando Cubango é a província com mais minas em Angola
Cerca de sete milhões de hectares continuam minados em Angola, sendo que em termos territoriais, Cuando Cubango é a província com maior número de áreas ainda minadas.
Passados 22 anos desde o fim do conflito armado em Angola, as minas continuam a ceifar vidas e mutilar cidadãos. A revelação é do Director da Agência Nacional de Acção contra as Minas, brigadeiro Leonardo Severino Sapalo que disse, ontem na cidade de Menongue que a seguir ao Cuando Cubango, que tem 245 áreas, vem Moxico com 230 áreas, Bié com 140 e Cuanza Sul com 80 áreas minadas é a quarta província da base de dados da organização.
“O país ainda regista um total de 1.039 áreas minadas conhecidas, com cerca de 70 milhões de metros quadrados”, disse.
Em termos de custos, o brigadeiro disse que para desminar estas áreas ainda são precisos cerca de 38 milhões de dólares.
Como forma de dar resposta a necessidade de desminagem, o governo angolano realizou de 18 de Julho a 1 de Agosto uma acção formativa dirigida a onze operadores das províncias do Namibe, Malanje, Moxico, Huambo, Cuanza Sul, Benguela, Lunda Norte, Luanda, Uíge, Zaire e Bengo sobre matérias ligadas a destruição de engenho explosivos.