Connect with us

Politica

Cuando Cubango: Deputados do círculo provincial abordam com governador a situação sócio económica da Província

Published

on

Os Deputados do círculo provincial do Cuando Cubango foram nesta terça-feira, 18, ao encontro do governador da província, José Martins, para debater sobre a situação sócio económica e projectos de desenvolvimento da província com vista a melhoria da qualidade de vida das populações.

O deputado na UNITA Gaio Cakoma falando a imprensa no final do encontro, disse que este ano será de fiscalização de execução da fatia do OGE disponibilizado para província.

“Pedimos que haja cooperação entre o governo e o gabinete da Assembleia Nacional da provincial para fiscalização do OGE”. O também secretario provincial da UNITA no Cuando Cubango disse ainda, sendo que os deputados responsáveis na aprovação do OGE, gostariam de acompanhar como este orçamento vai ser executado.

Para o deputado do partido no poder João António, o MPLA tem responsabilidade nas tarefas de melhorias da qualidade de vida das populações, apontando como prioridade os sectores das obras públicas, educação e saúde.

O parlamentar do MPLA admite que em algumas localidades da província não existe estradas, augurando que tal situação seja resolvido. João António contou que no sector da educação centenas de crianças estão fora do sistema de ensino por falta de escolas e professores, apelando que nos próximos concursos públicos haja aumento de corpos docentes.

Quanto ao sector da saúde, o governo injecte mais verbas para que a situação venha conhecer melhorias.

Por sua vez o governador José Martins, assegurou que o seu executivo vai trabalhar para melhoria da qualidade de vida das populações. O governante admitiu não existe avanços significativos da implantação PIIM no Cuando Cubango, mas espera que os projectos em carteira entre já em andamento.