Connect with us

Politica

Cuando Cubango: 30 milhões de kwanzas é tecto máximo para infra-estruturas eléctricas

Published

on

O Governo Provincial do Cuando Cubango decidiu tabelar o preço para todos os materiais destinados aos serviços de reabilitação, manutenção e expansão das redes eléctricas de média e baixa tensão, assim como da iluminação pública naquela região do país.

A tabela detalha os preços de referência unitários que passam a ser praticados na província e variam de Kz 1.700,00 (mil e setecentos kwanzas) como o valor mínimo para um cabo simples a Kz 30.000.000,00 (trinta milhões de kwanzas) para um Posto de Transformação (PT), não estando incluído o preço da montagem.

Com esta medida, segundo uma nota de imprensa a que o Correio da Kianda teve acesso, o governo da província pretende melhorar a qualidade dos serviços prestados aos cidadãos, reduzir “o desvio e o desperdício do dinheiro público”, bem como aumentar a eficiência e eficácia da gestão pública no sector da electricidade.

Colunas metálicas, chumbadouros, postes de madeira tratada e de betão, lâmpadas diversas, luminárias, armaduras, projectores, braços galvanizados simples e duplos, cabos flexíveis, subterrâneos, aéreos e de baixa e média tensão são alguns dos materiais cujo preço passa a obedecer à tabela de preços anexo ao despacho assinado pelo governador Júlio Bessa.

Constam igualmente da referida tabela, transformadores, PTs, contadores, disjuntores, seccionadores, fusíveis, caixas, terminais, uniões, placas e tubagens, bem como trabalhos de instalações industriais, escavações, reposição de pavimento e outros movimentos de terras.

Com esta tabela de preços unitários de referência, o governo do Cuando Cubango diz pretender também salvaguardar a continuidade das acções ligadas às infra-estruturas eléctricas, tanto a nível da reabilitação, manutenção e expansão das redes de média e baixa tensão e da rede de iluminação pública na Província, com base em valores resultantes de uma pesquisa de mercado.