Connect with us

Politica

CSMMP volta a reunir esta semana. Mota Liz pode regressar à lista

Published

on

O Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público voltará a reunir esta semana para propor novos nomes para Procurador e Vice-Procurador Geral da República, após o actual PGR, Pitta Gróz, ter colocado o cargo à disposição, na semana finda.

De acordo com o documento do CSMMP, em posse do Correio da Kianda, o órgão propôs ao Presidente da República, João Lourenço, a recondução do actual procurador e presidente do CSMMP, para um mandato de cinco anos.

Tal decisão surgiu após a reunião do Conselho, no dia 16 de Dezembro, em que foram também propostos quatro nomes para os cargos de Vice-Procurador Geral da República e 1º Vice-Presidente do CSMMP, sendo que na lista, o nome do actual Vice-PGR, Luís de Assunção Pedro da Mota Liz, não constava.

Segundo soube o Correio da Kianda, Pitta Gróz terá dito durante a reunião que o Presidente da República teria orientado que assim fosse, bem como orientado que o mesmo fosse reconduzido.

Embora Pitta Gróz tenha colocado o cargo à disposição, por segundo ele, limite de idade, a fonte que temos vindo a citar confidenciou-nos que o gesto foi orientado por João Lourenço, pelo mesmo ter atribuído ao presidente uma ordem “que não era verdadeira”.

O Correio da Kianda soube ainda que o nome mais provável para assumir o cargo é o de Inocência Pinto, que na última reunião do CSMMP, recebeu a maioria dos votos para Vice-Procuradora Geral da República.

Colunistas