Connect with us

Politica

CSMMP propõe recondução de Pitta Gróz à presidência da PGR

Published

on

O actual Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Gróz, é a indicação do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público à presidência da PGR, segundo decisão do CSMMP, que esteve reunido, no dia 16 de Dezembro, no Palácio da Justiça, em Luanda.

No documento em posse do Correio da Kianda, o órgão propõe ao Presidente da República, João Lourenço, a recondução do actual procurador e presidente do CSMMP, para um mandato de cinco anos.

No mesmo documento, foram propostos quatro nomes para os cargos de Vice-Procurador Geral da República e 1º Vice-Presidente do CSMMP, sendo que na lista, o nome do actual Vice-PGR, Luís de Assunção Pedro da Mota Liz, não consta.

Os indicados para os cargos citados anteriormente são: Inocência Pinto, com sete votos, Pedro de Carvalho, com quatro, Gilberto Vunge, com três votos, e João Luís Coelho, que não obteve nenhum voto.

O documento recomenda a remessa da proposta de recondução do Procurador-Geral da República e Presidente do Conselho Superior da Magistratura do Ministério Público, bem como a lista dos três mais votados ao cargo de 1ª Vice-Presidente do SCMMP, ao Presidente da República.

Com a emissão do documento, o Conselho Superior da Magistratura põe fim a rumores de que o actual PGR não seria reconduzido ao cargo por orientação do presidente João Lourenço e confirma a não recondução de Mota Liz ao cargo de Vice-Procurador.

Formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, a profissional actua no mercado de comunicação há 18 anos. Iniciou a sua carreira em 2004, apresentando um programa de rádio e logo migrou para a comunicação digital, para a impressa e, posteriormente, a institucional. Tem vasta experiência como web journalist, criação e gestão de redes sociais, tendo participado dos projectos de desenvolvimento de diversos sites, blogs e redes sociais governamentais, privados e do terceiro sector. Reside em Luanda desde 2012, tendo trabalhado como jornalista no portal de notícias Rede Angola, como assessora de imprensa e directora de Comunicação e Operações nas Agências NC - Núcleo de Comunicação e F.O.T.Y, atendendo diversos clientes governamentais e privados. Actualmente trabalha como editora do portal Correio da Kianda.